Para criar um Serviço, a partir da Janela Principal vá a:
- Menu, Tabelas mestre, Serviços
Na janela de Pesquisa serviço é visível a lista dos serviços já criados, com opções de Novo, Editar, Alteração preços e Eliminar.
Criar um Serviço
- Clique em Novo
- No separador Geral, preencha o Descritivo (nome do serviço) e atribua as Classes
- Clique em Gravar
- No menu do lado esquerdo, clique em Preços loja. No separador Atual, preencha o Preço (com ou sem IVA incluído, conforme o parâmetro geral ativo) e IVA. Caso a taxa seja 0, na lista de seleção Motivo IVA, escolha o motivo da isenção
- Se pretender que o serviço esteja disponível para ser faturado ative Visível da faturação
- Na versão gicnet Advance escolha a disponibilidade do serviço para todas as lojas
- Clique em Gravar
Opções adicionais na criação de um serviço
- Ficha geral, separador Geral
- Tipo de serviço. Catalogue o serviço indicando o Tipo de serviço a partir da lista de seleção. Clique em Gravar. (ex. Cabeleireiro, Estética, Consultas, Banhos, Tosquias…) Esta informação será útil para a agenda online, por exemplo
- Função. Limite a faturação e agendamento do serviço aos funcionários que desempenhem uma determinada função, escolhendo a mesma a partir da lista de seleção. Clique em Gravar.
- Código de barras. Clique na imagem do código de barras para criar um código de barras para o serviço. Clique em Gravar. Pode imprimir o código ao clicar na imagem da impressora ao lado da imagem do código de barras
- Centro analítico. Para efeitos de estatísticas analíticas, atribua um grupo ao serviço a partir da lista de seleção Centro analítico, que apresenta o agrupamento de serviços independente das classes e tipo de serviço. Clique em Gravar
- Descritivo longo. Escreva uma explicação mais detalhada do serviço que aparecerá na fatura. Clique em gravar
- Ficha geral, separador Outros
- Não bloqueia SMS de agenda. Autorize o envio de SMS para lembrete da marcação em agenda deste serviço deixando este botão inativo. Não será gerado o SMS automático de aviso se a marcação em agenda incluir mais do que um serviço e algum desses serviços não tiver esta opção selecionada. Se pretender que este serviço não envie SMS para relembrar a marcação, ative o botão para Bloqueia SMS de agenda e clique em Gravar
- Não utiliza ordem de serviço. Decida se pretende imprimir ou não este serviço na ordem de serviço
- Não utiliza consumíveis. Decida se pretende que este serviço utilize ou não consumíveis no ato de faturação
- Não passa de agenda para faturação. Ative este botão se pretender atender as marcação em agenda que indicam este serviço e criar automaticamente a linha de faturação e clique em Gravar
- Duração. Indique o tempo médio de execução do serviço em minutos e clique em Gravar
- Registo Ficha técnica. Obrigue o preenchimento de uma ficha técnica já parametrizada ao faturar este serviço, escolhendo a mesma da lista de seleção e clicando em Gravar
- Alerta Ficha técnica. Garanta sempre o preenchimento de uma ficha técnica associada a este serviço. Ative o alerta para a não existência de registo da ficha técnica sempre que faturar este serviço, escolhendo a mesma na lista de seleção e clicando em Gravar
- Qtd., Unidade e Validade. Caso se trate de um serviço realizado em sessões, em Qtd indique o número de sessões. Indique a validade das sessões em número de dias. Clique em Gravar
- Cálculo das comissões de pacotes de serviço. Por defeito é indicado que as comissões serão atribuídas na totalidade na 1ª sessão, mas pode alterar para Comissões divididas em todas as sessões e depois em Gravar
- Número marcações agenda. Indique o número máximo por semana para marcações em agenda deste serviço
- Não utiliza agenda online. Para que este serviço esteja disponível para agendamentos na agenda online que disponibiliza aos seus clientes, ative este botão como Utiliza agenda online e clique em Gravar
Editar um Serviço
- Na janela de Pesquisa serviço, clique no serviço pretendido e em Editar
- Altere os campos que pretender
- Clique em Gravar
Eliminar um Serviço
- Na janela de Pesquisa serviço, clique no serviço pretendido
- Clique em Eliminar
Menus adicionais na ficha de um serviço
- Histórico vendas. Verifique todos os documentos relacionados com vendas deste serviço, tendo disponíveis as opções de Impressão, Exportar e enviar por E-mail
- Estatísticas. Aceda às estatísticas de faturação deste serviço. Na lista de seleção utilize os seguintes filtros: Horária, Diária, Mensal, Anual e Mensal individual, tendo disponíveis as opções de Impressão, Exportar e enviar por E-mail
- Equipamentos. Indique qual ou quais os equipamentos necessários para execução do serviço a partir das listas de seleção. Cada lista de seleção representa a possibilidade de escolher um equipamento. Ao selecionar vários equipamentos de uma vez e clicar em Gravar, criou uma linha com várias opções que indica que apenas um dos equipamentos pode ser utilizado no serviço, com a ordem de importância da esquerda para a direita para verificação de disponibilidade. Para utilizar vários equipamentos em conjunto, na primeira lista de seleção escolha 1 dos equipamentos e cliquem Gravar. Depois novamente na primeira lista de seleção escolha outro dos equipamentos e clique em Gravar. Repita este passo até ter criado linhas diferentes para equipamento a ser usado em conjunto
- Consumíveis. Clique na lupa e selecione o produto que pode ser utilizado na execução do serviço. Em Fração indique a fração utilizada. Clique em Gravar. Repita este processo para cada produto utilizado por este serviço