Para comunicar as séries documentais de faturação à Autoridade Tributária e obter os códigos ATCUD, deverá fazer login no Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt), ir a Todos os Serviços e selecionar Séries Documentais. Em alternativa poderá utilizar a Barra de Pesquisa e procurar por “Séries Documentais“.
De seguida, selecione a opção Registar Série:
Nesta página terá de preencher as informações solicitadas conforme pode observar na imagem.
Para preencher estas informações deverá abrir o gicnet, ir a:
—- Menu
—- Administrador
—- Empresa
—- Loja
—- Terminais
—- ATCUD (selecionar o terminal pretendido)
Terá de repetir o processo em Armazéns.
Na imagem seguinte, explicamos a correspondência de cada campo entre o Portal das Finanças e o Software gicnet.
Escolha a Classe do Documento e Tipo de Documento, obtenha o Código de Validação e grave no campo ATCUD no gicnet. Configure os documentos fiscalmente relevantes que vai utilizar no seu negócio. Repita este processo em todos os Terminais e Armazéns que utiliza.
Para saber quais as Classes e Tipos de Documento que correspondem com o gicnet, verifique a seguinte lista: